Planificação da Atividade
O projeto Todos Juntos Podemos Ler foi o mote para um encontro entusiasmante entre os alunos de CEI e os alunos do 6.º A, no espaço aconchegante e forrado de livros que é a biblioteca escolar.
O projeto Todos Juntos Podemos Ler foi o mote para um encontro entusiasmante entre os alunos de CEI e os alunos do 6.º A, no espaço aconchegante e forrado de livros que é a biblioteca escolar.
Pretendendo que esta atividade, ocorrida no
dia 15 de janeiro, entre as 10.30h e 11.20h, fosse ao encontro das necessidades
específicas das nossas estrelinhas com currículo específico, os alunos do 6.º
A, sob orientação da professora de Português, arregaçaram mangas e moveram esforços
no sentido de concretizar um grande desafio, que é contribuir para tornar a
biblioteca num espaço de todos, com todos e para todos.
Maria Marante, aluna do 6.º A, com
adequações curriculares, leu o poema Descobre
quem Sou…, elaborado previamente pela turma, que, sob a forma de adivinhas e,
de acordo com a personalidade de cada um, desafiava os alunos de CEI a descobrirem-se na descrição patente nos versos. Este
jogo de socialização traduziu-se num momento pontuado pela alegria e boa
disposição.
Quando a professora de Português fez a apresentação da
capa da obra, perguntou aos alunos o significado do título Quanto vale a amizade?. A Inês, a nossa pequena que carrega o sonho de se tornar cantora, respondeu prontamente
e cheia de graça: “- Tudo!”- Afirmação sábia que desencadeou por parte de todos
um forte e emotivo aplauso.
A seguir, os alunos fizeram uma leitura partilhada: cada um, na sua vez,
leu um excerto da obra e, em simultâneo, exploraram as imagens coloridas e o conteúdo
simples, consentâneo com as vivências dos alunos a quem a história era
direcionada. A estrutura rimada da narrativa captou a atenção dos nossos ouvintes
que foram seguindo com agrado a história:
Quanto vale a amizade?
Sempre que se proporcionava, estabelecia-se diálogo com alunos e professores
sobre o tema da obra, que gravitava em torno da importância de se valorizar
aquilo que se tem, seja lá o que for: uma bicicleta, uma boneca, um cão, um
gato, uma trotinete… e a
amizade!
Partilhar afetos e
experiências entre os alunos do currículo regular( 6.º A), os alunos
de CEI, professores e assistentes operacionais presentes na atividade
foi a nossa meta.
Agradecemos às professoras da educação especial
Adalgisa Portugal, Paula Cardoso, Lurdes Esteves e à assistente operacional Anabela
Santos por tudo o que fizeram e fazem para tornar o quotidiano escolar destes alunos
numa oportunidade de crescimento harmonioso.
Uma palavra de reconhecimento às
professoras Deolinda Pereira e Albertina Gonçalves que prontamente se disponibilizaram
a acompanhar os alunos.
Desta forma, e com a colaboração de todos,
fizemos acontecer na biblioteca: emoção, partilha e alegria, numa rima perfeita
e inesquecível…enfim…inclusão.
Bem hajam os alunos de currículo específico, os
nossos meninos de ouro, que, pela sua simplicidade, imprevisibilidade e doçura,
despertaram em nós sentimentos ternos e trouxeram à biblioteca um brilho diferente,
um brilho diferenciado, tão especial que queremos guardá-lo para memória futura
nos nossos corações.
Ana Paula Monteiro da Silva Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário