sábado, 23 de janeiro de 2016

PTJPL - Quanto Vale a Amizade?

Planificação da Atividade

O projeto Todos Juntos Podemos Ler foi o mote para um encontro entusiasmante entre os alunos de CEI e os alunos do 6.º A, no espaço aconchegante e forrado de livros que é a biblioteca escolar.
Pretendendo que esta atividade, ocorrida no dia 15 de janeiro, entre as 10.30h e 11.20h, fosse ao encontro das necessidades específicas das nossas estrelinhas com currículo específico, os alunos do 6.º A, sob orientação da professora de Português, arregaçaram mangas e moveram esforços no sentido de concretizar um grande desafio, que é contribuir para tornar a biblioteca num espaço de todos, com todos e para todos.
Maria Marante, aluna do 6.º A, com adequações curriculares, leu o poema Descobre quem Sou…, elaborado previamente pela turma, que, sob a forma de adivinhas e, de acordo com a personalidade de cada um, desafiava os alunos de CEI a descobrirem-se  na descrição patente nos versos.   Este jogo de socialização traduziu-se num momento pontuado pela alegria e boa disposição.
Quando a professora de Português fez a apresentação da capa da obra, perguntou aos alunos o significado do título Quanto vale a amizade?. A Inês, a nossa pequena que carrega o sonho de se tornar cantora, respondeu prontamente e cheia de graça: “- Tudo!”- Afirmação sábia que desencadeou por parte de todos um forte e emotivo aplauso.
A seguir, os alunos fizeram uma leitura partilhada: cada um, na sua vez, leu um excerto da obra e, em simultâneo, exploraram as imagens coloridas e o conteúdo simples, consentâneo com as vivências dos alunos a quem a história era direcionada. A estrutura rimada da narrativa captou a atenção dos nossos ouvintes que foram seguindo com agrado a história: Quanto vale a amizade?
Sempre que se proporcionava, estabelecia-se diálogo com alunos e professores sobre o tema da obra, que gravitava em torno da importância de se valorizar aquilo que se tem, seja lá o que for: uma bicicleta, uma boneca, um cão, um gato, uma trotinete…  e a amizade!
Partilhar afetos e experiências entre os alunos do currículo regular( 6.º A),  os alunos  de CEI, professores e assistentes operacionais presentes na atividade foi a  nossa meta.
Agradecemos às professoras da educação especial Adalgisa Portugal, Paula Cardoso,  Lurdes Esteves e à assistente operacional Anabela Santos por tudo o que fizeram e fazem para tornar o quotidiano escolar destes alunos numa oportunidade de crescimento harmonioso.
Uma palavra de reconhecimento às professoras Deolinda Pereira e Albertina Gonçalves que prontamente se disponibilizaram a acompanhar os alunos.
Desta forma, e com a colaboração de todos, fizemos acontecer na biblioteca: emoção, partilha e alegria, numa rima perfeita e inesquecível…enfim…inclusão.
Bem hajam os alunos de currículo específico, os nossos meninos de ouro, que, pela sua simplicidade, imprevisibilidade e doçura, despertaram em nós sentimentos ternos e trouxeram à biblioteca um brilho diferente, um brilho diferenciado, tão especial que queremos guardá-lo para memória futura nos nossos corações.


Ana Paula Monteiro da Silva Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário